Correio Popular Notícia


NOVA BRASILÂNIDA
Rondônia recebe recursos do Ministério da Saúde para construção de UBS

Data da notícia: 2016-12-09 11:21:42
Foto: Assessoria/Divulgação
Os municípios de Nova Brasilândia do Oeste, São Francisco do Guaporé, Itapuã do Oeste, Rio Crespo e Cacoal foram os contemplados

(Da Redação) O Ministério da Saúde (MS) liberou R$ 1,1 milhão para cinco municípios de Rondônia construírem seis Unidades Básicas de Saúde (USB). O recurso faz parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) que pretende melhorar as unidades de saúde já existentes e possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e são repassados aos Fundos Municipais de Saúde, por meio do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada. Em Rondônia, estão contemplados os municípios de Itapuã do Oeste, Rio Crespo, São Francisco do Guaporé, Cacoal e Nova Brasilândia do Oeste. Todos devem construir novas unidades.

O programa
O Requalifica UBS é uma das estratégias adotadas pelo governo federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil. O MS destina R$ 5,8 bilhões para construção e ampliação de cerca de 27 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros. O programa permite que sejam firmadas parcerias com os municípios para que os gestores locais possam estruturar seus postos de saúde e oferecer melhor atendimento à população.

Instituído em 2011, o programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.
Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.

Tanto a adesão ao programa quanto o registro do andamento das obras são realizados pelo SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras), ferramenta que possibilita ao gestor maior controle sobre o andamento das obras e, com os registros em dia, garante a continuidade dos repasses realizados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1188 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.